BLACKNEWs

ANIMES - JOGOS - CRYPTO
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Copiar Link

10 Anime Imperdíveis: Alternativas para Fãs de Frieren

13-06-2025
Imagem do artigo

"Frieren: Beyond Journey’s End" irrompeu na cena do anime em 2023, rapidamente se tornando um clássico e alcançando o topo do ranking de todos os tempos do My Anime List. Baseado no mangá de Tsukasa Abe e Kanehito Yamada, Frieren acompanha a elfa quase imortal homônima em uma perigosa jornada para o norte, enquanto aprende a apreciar a jornada épica que teve e não valorizou com Himmel, o Herói, para salvar o mundo. A segunda temporada está atualmente em produção no Madhouse e está programada para ser lançada em janeiro de 2026.

Para muitos fãs, essa data de lançamento parece distante demais. "Frieren" desenvolveu um culto de seguidores devotos, que buscam desesperadamente animes com aquela faísca semelhante e indescritível que tornou "Frieren" tão especial. Embora muitos concordem que a série é única, existem alguns animes que possuem semelhanças marcantes com "Frieren".

1) Ranking of Kings

"Ranking of Kings" é outra série que mistura uma história emocional, focada nos personagens, com uma arte linda e fofa. Diferente de "Frieren", que frequentemente subverte os tropos do gênero fantasia, "Ranking of Kings" segue os passos fundamentais de uma história de azarão em um cenário de fantasia. Mas, faz isso com tanto efeito que evoca o mesmo respeito e compreensão do gênero que "Frieren".

Baseado no mangá de Sōsuke Tōka, a série acompanha Boji, um príncipe surdo e minúsculo com o sonho de se tornar rei. Devido à sua baixa estatura, o povo do reino afirma que ele nunca será rei, mas com a ajuda de seu melhor amigo, uma sombra chamada Kage, Boji se esforça para realizar seu sonho.

2) From the New World

Nos episódios posteriores da primeira temporada de "Frieren: Beyond Journey’s End", a série brinca com o conceito de moralidade. Fern é apresentada como uma protagonista clara, Ubel é uma personagem sádica, mas ainda é apresentada como uma heroína, e a moralidade de Frieren também é questionada, e ela ainda é uma heroína. A série não pega na mão do espectador; ela simplesmente apresenta os personagens e deixa que os espectadores decidam por si mesmos quem eles apoiam.

É isso que os fãs apreciarão em "From the New World". A série de ficção científica pós-apocalíptica brinca com a linha entre antagonistas e protagonistas. "From the New World" também coloca seus personagens na vanguarda, deixando suas personalidades e moralidade conduzirem a história, assim como "Frieren".

3) Mushi-Shi

"Mushi-Shi" pode ser o mais próximo que você pode chegar de "Frieren", enquanto ainda oferece algo diferente e único. Um dos elementos mais envolventes de "Frieren" é sua vibe cotidiana. Em meio aos dragões, demônios e magia, grande parte de "Frieren" é gasta acompanhando a vida cotidiana de seus personagens, pois eles são apresentados como pessoas com os pés no chão que por acaso vivem em um cenário de fantasia.

"Mushishi" aperfeiçoa esse conceito. A série lenta e meditativa acompanha Ginko, um "Mushishi", que pondera a existência das formas de vida complexas, mas básicas, conhecidas como Mushi. As criaturas estranhas podem deter a chave para entender nossa própria existência. "Mushishi" é, às vezes, de ritmo lento. Mas essa também é a sua maior força, pois a série é metódica e instigante em sua exploração da própria vida.

4) Humanity Has Declined

"Frieren" misturou temas impactantes e ação com uma estética e estilo de arte adoráveis, cortesia da animação Madhouse. "Humanity Has Declined", apesar de seu título pessimista, alcança a mesma façanha rara, misturando o gênero pós-apocalíptico com fadas fofas e distantes.

A série acompanha A Mediadora, uma jovem enviada pela ONU como intermediária entre os humanos sobreviventes e as fadas, que são destrutivas involuntariamente em sua busca por doces. Por trás de seu estilo de arte adorável, "Humanity Has Declined" é hilário, instigante e incrivelmente cínico.

5) Land of the Lustrous

"Frieren: Beyond Journey’s End" não estaria completo sem as criaturas e facções complexas que preenchem seu mundo de fantasia. "Land of the Lustrous" atrairá os fãs de "Frieren" que amam a construção de mundos, ao mesmo tempo em que oferece animação fluidamente linda e uma história envolvente.

"Land of the Lustrous" se passa em um futuro distante, onde criaturas minerais conhecidas como Gems habitam um planeta estranho que foi dizimado por meteoros. As Gems vivem pacificamente entre si, mas são caçadas pelos Lunarianos, uma espécie residente na lua que as caça para fazer joias com seus corpos.

6) Spice and Wolf

Há algo fascinante no lado mundano dos animes de fantasia. Enquanto muitas séries gostam de se concentrar em batalhas gigantescas e catástrofes que destroem o mundo, "Frieren" gasta muito de seu tempo cobrindo o comum, como consertar uma vassoura mágica.

"Spice and Wolf" aperfeiçoou a arte de tornar a aventura cotidiana emocionante e envolvente. A série despoja os adornos do gênero fantasia para seguir Kraft Lawrence, um comerciante viajante que se aventura de cidade em cidade, vendendo seus produtos para sobreviver ao lado de uma divindade canina, Holo, com uma excelente tensão romântica a seguir.

7) Violet Evergarden

Em sua essência, "Frieren: Beyond Journey’s End" é sobre pessoas abraçando a vida. A descoberta existencial de Frieren sobre a passagem do tempo é o próprio centro da narrativa, pois a elfa, antes apática, aprende a apreciar suas aventuras passadas e o tempo que nunca mais terá de volta.

Remova o cenário de alta fantasia e "Violet Evergarden" é uma história muito semelhante de dor, percepção e esperança. Baseado nas light novels de Kana Akatsuki, a série acompanha a heroína homônima depois que ela é dispensada de uma guerra em andamento devido a ferimentos. Depois de perder seu amado general, Violet se mostra apática em relação ao mundo, até que consegue um emprego escrevendo cartas para pessoas que permitem que elas se conectem com seus entes queridos.

8) Bocchi the Rock!

Superficialmente, pode não haver muitas linhas de passagem entre "Frieren" e "Bocchi the Rock!". Um é uma alta fantasia sobre salvar o mundo, e o outro é um slice-of-life focado na música sobre ansiedade e entrar em uma banda. Mas os respectivos protagonistas homônimos de ambas as séries são mais parecidos do que você imagina.

"Bocchi the Rock!" acompanha Hitori Gotoh, conhecida por seus amigos como Bocchi, cujo único sonho é superar sua ansiedade social e fazer amigos o suficiente para começar uma banda. A ansiedade de Bocchi e a apatia de Frieren correm paralelas entre si como a razão pela qual cada personagem não consegue aproveitar a vida. Ao longo da temporada, ambos aprendem a se abrir e crescer como personagens e nós, o público, crescemos com eles.

9) Kino’s Journey

"Kino’s Journey" é outro anime que se deleita na não convencionalidade. Assim como "Frieren" faz uma pausa em sua busca abrangente para parar em uma cidade por meses a fio, "Kino’s Journey" explora o mesmo conceito em um nível micro.

A série acompanha a titular Kino, uma atiradora de elite bem viajada que atravessa a terra com sua motocicleta falante, Hermes. Juntos, eles visitam várias cidades, passando três dias em cada uma para aprender sobre as pessoas, cultura, filosofia e história.

10) Delicious in Dungeon

"Frieren: Beyond Journey’s End" e "Delicious in Dungeon" são frequentemente colocados em um pedestal juntos como dois dos melhores animes de fantasia de todos os tempos, e por boas razões. Embora existam algumas grandes diferenças entre as séries, a construção de mundo de "Delicious in Dungeon" é semelhante e possivelmente excede a de "Frieren".

Como o título sugere, "Delicious in Dungeon" acompanha um grupo de aventureiros que cozinham tudo o que comem ao explorar masmorras, transformando as feras mais feias em receitas deliciosas. No coração disso está um mundo complexo que facilita e explica as cadeias alimentares para cada animal, o que então afeta como eles caçam, matam e têm gosto.

FONTE: COMICBOOK

VOCÊ PODE GOSTAR

Imagem do artigo
Imagem do artigo